18/02/13

Bacalhau no forno com xerém de arroz com lima e frutos do mar

Combinei um jantar cá em casa e queria fazer um prato novo, fora do usualmente cozinhado. Andei a pesquisar algumas ementas de restaurantes e sugestões de chefs, até que cheguei ao 100 Maneiras do chef Ljubor Stanisic. Lá encontrei um xerém de arroz e bivalves que me ficou na cabeça. Decidi, então alterar um pouco a receita e fazer o meu próprio xerém.



Ingredientes para 6 pessoas (tempo total da receita – 1 hora e 15 minutos):

4 postas grandes de bacalhau;
1kg de mexilhão;
500g de camarões;
200g de arroz carolino;
5 cebolas;
1 cabeça de alho (cerca de 14 dentes);
1 cenoura;
4 folhas de alho francês;
Raspa de 1 lima;
300ml de vinho branco;
2 colheres de sopa de manteiga;
30g de queijo grana padano;
1 colher de sopa de gengibre ralado;
1 raminho de coentros;
1 raminho de salsa;
12 folhas de manjericão;
Sal, pimenta e azeite q.b.

            Xerém de arroz com lima e frutos do mar:
Começa-se por cozer os camarões de acordo com os tempos e quantidade de sal dados na publicação feita neste blog. Entretanto, coloca-se num tacho, com um pouco de azeite, 1 cebola cortada em tiras, 3 dentes de alho fatiados, a cenoura cortada em pedaços pequenos, os coentros e o alho francês (também em tiras). Deixa-se refogar um pouco e adicionam-se 100ml de vinho. Seguidamente, juntam-se os mexilhões, tapa-se o tacho e deixa-se ao lume até que os bivalves fiquem abertos. Quando os mexilhões abrirem, retiram-se do tacho, tiram-se as cascas e reservam-se. Tanto o caldo dos mexilhões, como a água de cozer os camarões, devem ser coados e reservados. Depois de preparados os caldos, pode ser feito o xerém: pica-se o arroz na trituradora até que este fique com grãos com um tamanho aproximado aos grãos de sal grosso. Seguidamente, faz-se um refogado com 2 cebolas picadas, 4 dentes de alho também picados, 1 colher de sopa de manteiga, um pouco de azeite e um pouco de sal e pimenta. De seguida, envolve-se o arroz, mexendo sempre muito bem. Acrescenta-se o restante vinho e reduz-se. Após a redução do vinho, vai-se adicionando aos poucos o caldo dos mexilhões para cozer o arroz – se este caldo se esgotar, utiliza-se a água de cozer os camarões. Quando o arroz estiver quase cozido, rectificam-se os temperos e juntam-se os frutos do mar, a raspa de lima, o gengibre ralado, o manjericão, a salsa, o queijo e a restante manteiga.

            Bacalhau:
Num tabuleiro de forno colocam-se 2 cebolas em tiras, 6 dentes de alho e rega-se com azeite. Espalham-se as postas de bacalhau, temperam-se com pimenta e regam-se com mais azeite. Leva-se tudo ao forno, previamente aquecido a 220ºC, durante cerca de 30, 40 minutos – até o bacalhau estar assado. 

5 comentários:

  1. Ola Filipe. Adorei esta sugestão. Uma maneira bem original de servir o bacalhau.
    Bjs
    http://come-bebe-sorri-e-ama.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  2. Olá Filipe,.....ficou um excelente prato!
    Obrigada pela partilha!
    Beijinhos,
    http://strawberrycandymoreira.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  3. Ola Filipe... Desconhecia o xerem de arroz, mas agora fiquei bastante curiosa pois faz um prato fantastico e pelos ingredientes só pode mesmo ser uma verdadeira delicia!!! Quanto ao bacalhau... bom o bacalhau é perfeito... excelente refeiçao!!!!

    Beijocas

    Margarida

    ResponderEliminar
  4. Olá Filipe!
    Aqui estou para conhecer o teu blog:)
    Parabéns porque tens um talento especial para a cozinha - fiquei encantada.
    Neste mundo de blogs de culinária abundam mais as mulheres mas é sempre bom conhecer homens que tal como nós apreciam cozinhar e partilhar o que melhor sabem fazer. Gostei muito de te conhecer:)

    Gostei muito de todos os pratos que aqui nos apresentas (dei uma vista geral) e certamente voltarei mais vezes.
    já fiquei seguidora!

    muito sucesso e até breve:)
    Beijinhos

    ResponderEliminar