15/02/13

Bolo de crepes de chocolate com chantilly, morangos e chocolate negro

Bem, os crepes são uma tentação para muitas pessoas, mas há umas que gostam mais do que outras. A menina Filipa, que adora cravar-me comidas, é doente por crepes. Decidi fazer-lhe a vontade e construir um bolo com estas delícias bem francesas. E para o acompanhar nada melhor do que o chocolate e o chantilly com morangos. Devo referir que a receita dos crepes de chocolate foi adaptada do site Tudo Gostoso.


Ingredientes para um bolo para 8 pessoas (tempo total da receita – 45 minutos mais o tempo de solidificação da placa de chocolate):

250ml de leite;
120g de farinha;
30g de chocolate em pó;
30g de margarina;
1 ovo;
Óleo para untar;
200g de chocolate negro em tablete;
2 pacotes de natas;
80g de açúcar;
500g de morangos.

            Placas de chocolate:
Parte-se a tablete em duas metades e derrete-se (no microondas) cada uma delas em separado. Enquanto o chocolate está ao lume, forra-se a frigideira onde serão feitos os crepes com papel vegetal, para que as placas de chocolate fiquem com a mesma forma e dimensão dos crepes. Depois, verte-se a primeira metade para dentro da frigideira, tira-se o papel vegetal e reserva-se para solidificar. Faz-se o mesmo com o outro chocolate derretido.

            Crepes de chocolate:
Num recipiente, coloca-se o leite, a farinha, o chocolate em pó, a margarina derretida e o ovo. Mexe-se tudo muito bem até ficar um creme homogéneo. Entretanto, unta-se a frigideira com um pouco de óleo (muito pouco – a frigideira deve apenas ficar gordurosa, sem excessos de óleo) e coloca-se ao lume. Quando esta estiver quente, deita-se um pouco da massa (cerca de duas colheres de sopa – depende do tamanho da frigideira) e espalha-se rapidamente pelo fundo da frigideira. Deixa-se ao lume cerca de 30, 45 segundos (até a massa despegar facilmente) e vira-se. Cozinha-se mais 20 segundos, retira-se o crepe e reserva-se. Faz-se continuamente este processo até esgotar toda a massa. A minha deu para 9 crepes, mas quantidade dependerá também da dimensão da frigideira. Se for necessário faz-se um pouco mais de massa.

            Chantilly com morangos:
Batem-se as natas durante 30 segundos e acrescenta-se o açúcar. Volta-se a bater tudo muito bem até que fiquem firmes e reserva-se. Entretanto, arranjam-se 400g de morangos e picam-se grosseiramente. Envolve-se a fruta no chantilly e o creme fica pronto.

            Montagem:

Deve intercalar-se o chantilly entre cada crepe, não esquecendo as duas placas de chocolate - eu coloquei 3 crepes, a placa de chocolate, mais 3 crepes, placa de chocolate e, por fim, mais 3 crepes. Depois de todos os crepes estarem utilizados, coloca-se uma última camada de chantilly e por cima dispõem-se os restantes morangos para decorar. Pode também optar-se por utilizar as aparas de chocolate para decorar o bolo, como é sugerido na imagem.

11 comentários:

  1. Bem! Que estrondo! Sem duvida enche o olho! E como tem chocolate ao poderem divinal! Levo uma fatia comigo, sim? Um excelente fim de semana!

    ResponderEliminar
  2. Adorei ,pois tem tudo para me agradar.
    Ficou lindo.
    bom fim de semana
    bjs

    ResponderEliminar
  3. Gostei da tua sugestão, que sobremesa deliciosa!

    ResponderEliminar
  4. MTOs parabens pelo blog. Nao tenho muitos blogs de homens mas o seu é mesmo muito bom. adorei. voltarei.. beijinhos

    ResponderEliminar
  5. Excelente ideia! E se a Filipa não se importar de dividir comigo esses crepes, eu gostaria. bjs

    ResponderEliminar
  6. Olá Filipe,

    Vim conhecer o seu espaço o qual tive conhecimento através da Cris, do Salpicos Doces ! :)

    Também já fiz um bolo de crepes e também tenho uma Filipa ! :) Coincidências ou nãoo a verdade é que o seu bolo está fantástico !

    Beijinho e boa semana :)

    Isabel
    www.blogdochocolate.com
    http://brisa-maritima.blogspot.pt

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Isabel. Tudo bem? Também já dei um saltinho aos seus blogs e fiquei fã. Parabéns pelo trabalho feito. O chocolate é dos ingredientes que mais me agrada. Parabéns!

      Cumprimentos,

      Filipe

      Eliminar
    2. Obrigada Filipe, vi que deixou um comentário no meu Brisa Maritima, desculpe ainda não tive oportunidade de lhe responder, mas em breve o farei ! :)

      Beijinho e resto de boa semana !

      Eliminar
  7. Adorei a sugestão deste bolo com crepes, ficou uma tentação :)

    Beijinhos,
    Joana

    ResponderEliminar
  8. Um encanto este bolo de crepes :)
    A foto capta toda a sua essência!
    Agora vou espreitar o resto!!
    Um beijinho.

    ResponderEliminar