09/02/13

Lasanha de polvo e camarão

A primeira ideia era fazer uma lasanha com lulas, mas por estas estarem esgotadas, optei pelo polvo. Na verdade nunca tinha comido nem cozinhado assim uma variedade tão grande de pratos de polvo, mas esta solução ficou muito boa e, com toda a certeza, será repetida aqui em casa. Espero que apreciem esta sugestão.


Ingredientes para 6 pessoas (tempo total da receita – 1 hora e 15 minutos mais o tempo de forno):

1 polvo (aproximadamente 1kg) – se o polvo estiver congelado coze mais rapidamente;
500g de miolo de camarão;
3 dentes de alho;
1 cebola;
1/2 alho francês;
6 tomates maduros;
1 colher de sopa bem cheia de gengibre ralado;
200ml de vinho branco;
1 ramo de manjericão;
600ml de leite;
3 colheres de sopa de farinha;
100g de margarina;
200g de queijo ralado;
Margarina para untar, azeite, placas de lasanha, sal, noz-moscada, orégãos e pimenta q.b.

Começa-se por colocar o polvo a cozer (sem sal), o que deverá demorar cerca de 1 hora. Enquanto isso podem preparar-se calmamente os restantes ingredientes: picam-se os dentes de alho, a cebola e o alho francês e colocam-se ao lume, numa frigideira, com um pouco de azeite, sal e pimenta. Deixa-se refogar (não mais de 5 minutos) e junta-se o gengibre ralado e os tomates pelados e partidos em pedaços pequenos. Cozinha-se durante cerca de 10, 15 minutos, acrescenta-se o vinho e reduz-se. Depois do vinho estar reduzido, coloca-se o preparado num recipiente alto, tritura-se tudo com a varinha mágica e rectifica-se a quantidade de água – o molho não deve ficar muito líquido, mas também não pode ficar exageradamente espesso. Entretanto faz-se o bechamel: aquece-se o leite numa panela e deixa-se ferver. Quando este estiver fervido, tempera-se com sal, pimenta e noz-moscada. Depois, numa frigideira, derrete-se a manteiga e envolve-se a farinha (deve estar tudo muito bem envolvido para o molho não ficar com grumos). Seguidamente, junta-se a farinha e a manteiga ao leite e mexe-se tudo muito bem até o molho voltar a ferver e engrossar um pouco. Reserva-se o bechamel e coloca-se o molho de tomate novamente ao lume. Juntam-se os camarões, o polvo cortado em pedaços e o manjericão picado e deixa-se cozinhar durante mais 4, 5 minutos. Para finalizar a lasanha, unta-se um tabuleiro com manteiga e fazem-se camadas com a seguinte ordem: bechamel, placas de lasanha, preparado de polvo e camarão, bechamel, placas de lasanha, preparado de polvo e camarão. Fazem-se as camadas suficientes para esgotarem todos os ingredientes, tendo em conta que a penúltima camada deve ser de massa e que a última terá de ser de bechamel. Por fim, polvilha-se tudo com o queijo e com os orégãos e leva-se ao forno, previamente aquecido a 200ºC, durante cerca de 30 minutos. Para ver se a lasanha está pronta, especta-se um garfo e este tem de furar facilmente a lasanha de um lado ao outro.

3 comentários:

  1. Olá Filipe!
    Cheguei aqui através do Blog da Carla e devo dizer-te que esta lasanha ficou-me debaixo de olho!!!
    Fiquei fã do teu Blog e vou voltar mais vezes :)
    Beijinhos doces e tem um óptimo fim de semana !

    ResponderEliminar
  2. Obrigado, Cristina. É uma questão de experimentar...
    Também já passei no teu blog e já vi que tem muitas coisas para experimentar. Já sou seguidor, por isso vou vendo o que se passa por lá.

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  3. Boas. Também eu vim por intermedio da Carla. Ainda não vi tudo mas esta lasanha conquistou-me.
    Vou experimentar.
    Bom fim semana.
    Bjs
    http://come-bebe-sorri-e-ama.blogspot.com

    ResponderEliminar