04/02/13

Bacalhau assado na brasa com todos

É aqui sugerida mais uma receita do nosso fiel amigo. O bacalhau na brasa é um dos meus pratos predilectos e que gosto de comer com alguma frequência. Com estes dias solarengos a vontade de comer esta especialidade bem portuguesa é ainda maior. Assim sendo, decidi cozinhar um bacalhau na brasa que acompanhei com pimentos, broa de milho, batata e grelos de nabo. É uma sugestão muito saborosa!


Ingredientes para 4 pessoas (tempo total da receita – 1 hora):

4 postas de bacalhau;
2 pimentos (1 verde e 1 vermelho);
8 batatas;
1/4 de broa de milho;
1 molho de grelos de nabo;
8 dentes de alho;
1 ramo de coentros;
Azeite, sal e pimenta q.b.

Começa-se por acender o lume para grelhar o bacalhau. Entretanto, colocam-se as batatas com pele e os grelos a cozerem em tachos distintos. Quando o lume estiver pronto, grelha-se o pimento e, depois, dispõe-se o bacalhau na grelha para assar. Enquanto está tudo a ser cozinhado, prepara-se o pimento e os alhos. Para tal, picam-se os dentes de alho, lava-se o pimento, corta-se em tiras e reserva-se tudo. Quando as batatas e os grelos estiverem cozidos, retiram-se do lume e reservam-se. Depois do bacalhau estar devidamente grelhado, desfia-se muito bem e reserva-se também. Seguidamente, colocam-se os alhos picados e um pouco de azeite num tacho e deixa-se o azeite ferver. Depois, adicionam-se os pimentos e o bacalhau e envolve-se tudo muito bem. Por fim, acrescentam-se os coentros, tempera-se tudo com sal (o nível de sal depende do sabor do bacalhau) e pimenta e deixa-se ao lume durante cerca de 5 minutos. Serve-se o bacalhau com as batatas, um pouco de grelos e uma ou duas fatias de broa.

5 comentários:

  1. Olá Filipe, cheguei até aqui pelas " mãos" da Carla (do meu tempero).
    Gostei de conhecer o teu blogue, na verdade estou encantada com muitos dos pratos que aqui partilhas, este por exemplo :)))
    Desejo-te as maiores felicidades para o blogue, já te sigo.
    Estou no http://cozinhadaduxa.blogspot.pt/, espero a tua visita:)
    Um abraço!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá! Tudo bem? Já dei uma olhadela ao blog e vi por lá sugestões muito apelativas. Os parabéns também pelas fotos. Estão muito boas!
      Cumprimentos e bons pitéus.

      Eliminar
  2. É como mais gosto de comer o nosso fiel amigo.
    Esta excelente-.
    bjs

    ResponderEliminar
  3. Ó Filipe, tá tudo bom mas eu quero é saber como não pegar o bacalhau na grelha! Essa é a parte difícil. Fica lá sempre agarrado, seja a grelha mesmo da churrasqueira ou uma portátil como as de assar sardinhas. Não sei como evitar perder parte do bacalhau pegado ali.

    Ajudas? Obrigado.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Zé Luís!
      Bem, essa questão do bacalhau é sempre difícil de resolver, já que este fica agarrado à grelha com alguma facilidade. Eu posso sugerir que, para além de ter a grelha bem quente e limpa, pincele o bacalhau com um pouco de óleo antes de ir para a grelha.
      Espero ter ajudado.
      Cumprimentos!

      Eliminar