10/02/13

Pão de alho com queijo e tomate


Ainda me lembro das primeiras vezes que comi um pão de alho. Era sempre meia baguete no forno barrada com manteiga de alho e polvilhada com orégãos. Desde essa primeira vez, fui provando vários tipos diferentes, feitos de todas as formas. Um dos meus preferidos é feito em massa de piza. Por isso, decidi fazer o meu próprio pão de alho. Simples e muito fácil de fazer, é uma entrada muito saborosa para uma qualquer refeição.





Ingredientes para 2 pães de alho (tempo total da receita – 5 minutos mais o tempo para a massa repousar e o tempo de forno):

            Massa:
100g de farinha de trigo;
60ml de água morna;
10ml de azeite;
1 colher mal cheia de café de fermento em pó;
1 colher mal cheia de café de sal;
1 colher mal cheia de café de pimenta moída;
1 colher de chá de orégãos.

Começa-se por aquecer a água para, de seguida, dissolver o fermento. Depois, num recipiente, coloca-se a farinha, o sal, a pimenta, os orégãos e o azeite e mistura-se a água com o fermento dissolvido. Amassa-se tudo muito bem até a massa ficar pronta (a massa está boa quando se soltar dos dedos e do recipiente. Se for necessário, vai-se acrescentando farinha até que isso se suceda). Deixa-se repousar a massa durante, pelo menos, duas horas.

            Pão de alho:
3 dentes de alho;
1 tomate;
Queijo ralado, azeite, sal e orégãos q.b.


Começa-se por picar muito bem os alhos e colocar dentro de um recipiente juntamente com o azeite e um pouco de sal. Mistura-se tudo muito bem e reserva-se. Seguidamente, estende-se a massa (deve ficar muito fininha) e pincela-se com o azeite. Espalha-se meio tomate por cima de cada uma das massas e polvilha-se tudo com o queijo ralado e os orégãos. Leva-se ao forno, previamente aquecido a 220ºC, durante cerca de 15 minutos, até a massa ficar dourada.

3 comentários:

  1. Ai o que eu gosto disto Filipe, obrigada por partilhares e obrigada também pela visita ao meu blog,

    beijinhos!

    ResponderEliminar
  2. Obrigado, Mariana.

    Relativamente à proposta de troca de publicidade, gostaria de saber se aceita o que lhe propus.

    Cumprimentos e bons pitéus!

    ResponderEliminar
  3. Também gosto muito de pão de alho.
    Nunca fiz em casa, mas achei ótima esta partilha.
    Um abraço

    ResponderEliminar