19/02/13

Gomas

Ao fim do nonagésimo pedido não aguentei e lá fui experimentar fazer gomas. Andei a pesquisar algumas receitas, mas escolhi basear-me na sugestão apresentada pela Joana Roque. Assim, peguei na receita, adaptei-a um pouco e pus-me a fazer as tão apreciadas (nem tanto por mim) guloseimas. É uma receita muito simples que pode ser feita até por uma criança.


Ingredientes para cerca de 500g de gomas (tempo total da receita – 10 minutos mais o tempo de solidificação):

35g de gelatina neutra;
1 saqueta de gelatina com sabor (85g) – utilizou-se morango;
200ml de água;
180g de açúcar;
Sumo de 2 limões;
Óleo vegetal para untar.


Colocam-se todos os ingredientes num tacho e levam-se ao lume, envolvendo tudo muito bem. Entretanto, untam-se formas (utilizei cuvetes de gelo) com óleo vegetal (muito pouco!) e reservam-se. Quando a mistura levantar fervura, desliga-se o lume, volta-se a envolver tudo e deixa-se repousar até que o líquido volte a ficar translúcido. Para finalizar, enchem-se as formas e levam-se ao frigorífico a solidificar durante, pelo menos, 2 horas. 

11 comentários:

  1. Na minha opinião, são deliciosas e também já as fiz cá em casa, para pôr numa mesa de aniversário.
    Desapareceram num instante, devo dizer-te :)
    Boas receitas.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pois. Aqui foi mesmo. Mas isso é bom sinal!
      Bons pitéus!

      Eliminar
  2. Como diz a Regina, são ótimas para festas! Mas estou contigo, também não é doce que eu aprecie...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pois. Mas por vezes lá temos de satisfazer alguns pedidos. É assim...

      Eliminar
  3. Excelente sugestão:) Nunca fiz, mas já vi que é simples, hei-de experimentar :)

    Beijinhos,
    Joana

    ResponderEliminar
  4. Olá Filipe!! Vim conhecer o teu cantinho por recomendação de várias cozinheiras :) e por aqui fico pois tens petiscos óptimos!!
    Convido-te a visitares o meu cantinho quando quiseres :)
    Estou a seguir-te também no FB!

    beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá! Já andei por lá e já sou seguidor. Tens ali "coisas" muito boas! Também gostei muito. Parabéns!

      Beijinhos e bons pitéus

      Eliminar
  5. Nunca fiz gomas, mas agora fiquei curiosa e com vontade de experimentar!
    Beijinhos grandes,
    Lia.

    ResponderEliminar