26/02/13

Hambúrgueres de alheira e salsa com abacaxi grelhado e risoto de grelos e cogumelos e um passatempo

Estava a dar uma volta por uns blogs, encontrei um passatempo e decidi participar. Pediam que fosse feito um prato com alheira. Depois de pensar em algumas hipóteses decidi fazer algo um pouco diferente do habitual. Optei, então, por juntar o sabor forte da alheira ao ananás e a um risoto de cogumelos e grelos, que combinam sempre bem com um qualquer enchido. Participem também vocês no passatempo que estará a decorrer até ao fim do mês no blog Cinco Quartos de Laranja.


Ingredientes para 6 pessoas (tempo total da receita – 1 hora):

4 alheiras (aproximadamente 800g);
1 molho de salsa;
2 colheres de sopa de broa de milho ralada;
1 limão;
1 molho pequeno de grelos;
250g de cogumelos frescos;
1 cebola;
250g de arroz para risoto;
150ml de Lambrusco rosé (ou, em alternativa, outro vinho rosé);
12 fatias fininhas de abacaxi;
20g de queijo grana padano;
Azeite, sal, canela e pimenta preta moída q.b.

            Risoto de grelos e cogumelos:
Começa-se por colocar os grelos a cozer. Entretanto, arranjam-se os cogumelos e cortam-se em 4. Depois, pica-se a cebola para dentro de um tacho, tempera-se com sal e refoga-se com um pouco de azeite. Enquanto isso, numa frigideira, colocam-se os cogumelos com um pouco de sal e azeite para libertarem a água que têm. Após cerca de 7, 8 minutos, retiram-se os cogumelos e reservam-se. Deita-se o arroz no tacho para fritar e vai-se mexendo sempre muito bem para evitar que o arroz agarre. Acrescenta-se o vinho e reduz-se. Seguidamente, vai-se adicionando, pouco a pouco, a água de cozer os grelos até que o arroz fique cozido. Já no final, rectificam-se os temperos e junta-se o queijo ralado e um pouco de salsa picada.

            Hambúrgueres de alheira e salsa:
Abrem-se as alheiras e retira-se a pele. Junta-se a restante salsa picada ao interior das alheiras, bem como o sumo de limão, a broa ralada e um pouco de pimenta preta moída. Com a ajuda de uma forma redonda, fazem-se hambúrgueres e, num grelhador bem quente, grelham-se até ficarem com um tom dourado.

            Abacaxi grelhado com canela:

Cortam-se rodelas muito fininhas de abacaxi (tipo carpaccio) e polvilham-se com canela. Levam-se ao grelhador durante 1, 2 minutos e viram-se. Deixa-se mais um minuto e o abacaxi fica pronto.

2 comentários:

  1. Que delicia de participação! Adoro alheira , esse hamburguer só pode ter ficado muito bom!
    Beijinho doce :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ficou muito delicioso, Cristina. Tens de experimentar e dizer como ficou.

      Beijinhos!

      Eliminar