27/02/13

Arroz de tamboril

O tamboril é, possivelmente, o peixe mais feio que existe. Felizmente, o gosto não se mede pelo quociente de beleza e o tamboril é o rei dos exemplos. Por isso, ao passar pela praça vi um tamboril e não resisti. Trouxe-o para fazer um arroz muito saboroso e utilizado na nossa gastronomia. Existem infinitas formas de o fazer, mas fica aqui a minha sugestão.


Ingredientes para 6 pessoas (tempo total da receita – 1 hora):

1 tamboril pequeno (aproximadamente 1,5kg);
600g de camarões (utilizaram-se 20/30);
8 dentes de alho;
3 cebola;
2 cenouras pequenas;
50g de aipo;
150g de alho francês;
7 tomates maduros;
1 pimento verde;
2 folhas de louro;
400g de arroz agulha;
200ml de vinho branco;
2l de água;
Piripiri em pó, sal e azeite q.b.

            Caldo:
Num tacho, coloca-se 1 cebola às tiras, 3 dentes de alho fatiados, as cenouras em pedaços, o aipo e o alho francês às tiras, tempera-se com sal e refoga-se um pouco em azeite. Depois, juntam-se as cabeças dos camarões e a água, tapa-se o tacho e deixa-se ao lume durante cerca de 15, 20 minutos.

            Arroz:

Num tacho, coloca-se a restante cebola e dentes de alho bem picados, juntamente com as folhas de louro um pouco de azeite e deixa-se ao lume para amolecer a cebola. Depois, junta-se o pimento em tiras e os tomates pelados e partidos em pedaços pequenos, tempera-se com sal e piripiri e cozinha-se durante cerca de 10 minutos. Adiciona-se o vinho e reduz-se. De seguida, acrescenta-se o arroz e vai-se mexendo muito bem durante cerca de 5 minutos. Junta-se o tamboril e o caldo, tapa-se o tacho e deixa-se ao lume mais 5 minutos. Seguidamente, acrescentam-se os camarões descascados (podem ser colocados alguns com casca e cabeça, para decorar o prato) e deixa-se ao lume até que o arroz fique praticamente cozido. Quando o arroz estiver quase cozido, desliga-se o lume, rectificam-se os temperos, tapa-se o tacho e deixa-se cozer o restante já na mesa durante cerca de 5 minutos.

2 comentários: