12/03/12

Hambúrguer no pão à Portuguesa

Quem não gosta de fast food tem aqui uma forma bem portuguesa de comer um hambúrguer no pão. Quem gosta, tem também aqui uma maneira de provar um hambúrguer diferente dos habituais e um pouco mais saudável.


Ingredientes para 6 hambúrgueres (tempo total da receita – 30 minutos):

750g de carne de vaca picada;
5 colheres de chá de pão ralado;
1 ramo pequeno de coentros;
6 azeitonas pretas;
1 dente de alho;
2 cebolas;
2 tomates;
150g de cogumelos laminados;
6 folhas de alface;
6 fatias de queijo;
6 ovos;
12 fatias de pão alentejano;
Sal e pimenta preta q.b. 

Coloca-se a carne, o pão ralado, os coentros picados, as azeitonas cortadas em pedaços e o dente de alho picado num recipiente, envolve-se tudo muito bem e tempera-se com o sal e a pimenta. De seguida fazem-se bolas, espalmam-se para se fazerem hambúrgueres com um dedo de altura e guardam-se no frigorífico enquanto se preparam os restantes ingredientes. Numa frigideira anti-aderente grelham-se os hambúrgueres. Ao mesmo tempo, numa outra frigideira, grelha-se a cebola juntamente com os cogumelos. Quando os hambúrgueres estiverem quase prontos podem-se estrelar os ovos. Com os ingredientes todos preparados é altura de construir o hambúrguer: pão, carne, queijo, cebola e cogumelos, alface, tomate, ovo e pão.

Sugestão:
Para acompanhar sugiro as chips estaladiças que já foram referidas neste blogue.



Comida para solteiros:
Para uma dose individual deve utilizar as seguintes quantidades:
150g de carne de vaca picada, 1 colher de chá de pão ralado, coentros q.b., 2 azeitonas pretas, alho em pó q.b. (pode optar por utilizar meio dente de alho pequeno), 1 cebola pequena, 1 tomate pequeno, 50g de cogumelos laminados, 1 folha de alface, 1 fatia de queijo, 1 ovo e 2 fatias de pão alentejano.
A receita é feita de igual forma.

Sem comentários:

Enviar um comentário