09/03/12

Arroz de lingueirão

Para nos lembrarmos da melhor altura do ano, o Verão, nada melhor do que viajar até ao Algarve. Para tal deixo aqui um arroz de lingueirão, que não consigo dispensar cada vez que vou até ao Sotavento Algarvio. Esta é uma boa maneira de termos o Sul mais perto de nós…

Ingredientes para 6 pessoas (tempo total da receita – 1 hora e 30 minutos):

2kg de lingueirão fresco;
500g de arroz;
1 cebola grande;
6 dentes de alho;
4 tomates grandes e maduros;
2 folhas de louro;
150ml de vinho branco;
1 raminho de coentros;
Azeite, sal, pimenta q.b. 

Antes de iniciar a receita deve-se lavar o lingueirão e deixá-lo dentro de água durante um tempo, para ir perdendo a areia.
Depois de o lingueirão estar pronto, coloca-se dentro de um tacho, cobre-se de água e leva-se ao lume até abrir. Quando o lingueirão abrir, tira-se a casca e limpa-se muito bem (retira-se a tripa e passa-se por água). Seguidamente, colocam-se os alhos e a cebola picados, o louro, o sal, a pimenta e o azeite num tacho e deixa-se refogar um pouco. Acrescentam-se os tomates (pelados e partidos em pedaços) e o vinho e deixa-se cozinhar mais um tempo. De seguida, adiciona-se a água (1 medida de arroz para 2,5 medidas de água) e quando levantar fervura, acrescenta-se o arroz e o lingueirão. No final, quando o arroz estiver praticamente cozido, adicionam-se os coentros picados, rectificam-se os temperos e desliga-se o lume. Deixa-se cozer o arroz no tacho mais 5 minutos e fica pronto a servir.



 Sugestão:
Se pretender, pode adicionar uma ou duas malaguetas para dar um toque mais picante ao arroz.
Para acompanhar sugiro uma salada tipicamente algarvia, com tomate, cebola e orégãos.



Comida para solteiros:
A receita faz-se de forma idêntica. Apenas se devem alterar as seguintes quantidades:
400g de lingueirão, 100g de arroz, 1 cebola pequena, 1 dente de alho, 1 tomate grande e maduro, meia folha de louro, 50ml de vinho branco, 1 raminho pequeno de coentros.

1 comentário:

  1. O lingueirão não ficará demasiado cozido? não deverá ser adicionado só quando o arroz estiver quase pronto?

    ResponderEliminar