22/03/12

Tamboril com raviolis de cogumelos

Vi uma receita, num livro de cozinha italiana, de raviolis com garoupa e fiquei com vontade de fazer. Fui ao supermercado, vi lá um lindo tamboril e decidi substituir a garoupa. Hei-de experimentar fazer com garoupa e com espinafres (comprei, mas esqueci-me de utilizar) para ver como fica, mas para já tenho a dizer que com o tamboril ficou bastante bom.



Ingredientes para 4 pessoas (tempo total da receita – 45 minutos):

1kg de tamboril cortado em pedaços;
500g de raviolis frescos de cogumelos;
150g de bacon;
Sumo de 2 limões;
3 dentes de alho;
150ml de vinho branco;
6 colheres de chá de mostarda;
1 raminho de salsa;
Azeite, farinha, sal e pimenta q.b.


Começa-se por marinar o tamboril com o sumo de limão, a metade da salsa picada grosseiramente, os alhos, o sal e a pimenta. Entretanto, coze-se a massa e, depois de escorrida, reserva-se de forma a que arrefeça o mínimo possível. Quando a massa estiver pronta, é altura de preparar o tamboril. Inicialmente, escorre-se o peixe da marinada, passa-se por farinha e leva-se a fritar no azeite já quente (deve ser utilizada uma frigideira anti-aderente para que o peixe não fique pegado). Quando o peixe começar a ficar dourado, adiciona-se o bacon, cortado em tiras pequenas, e frita-se um pouco. De seguida acrescenta-se um pouco do sumo de limão com salsa, bem como o vinho branco e deixa-se reduzir. Por fim, adiciona-se a mostarda e deixa-se ao lume até o molho engrossar um pouco. Quando o molho estiver pronto, acrescenta-se a restante salsa picada e o tamboril fica pronto a servir, juntamente com os raviolis.

Sugestão:
Em vez de tamboril, pode usar outro peixe como, por exemplo, garoupa. Pode também utilizar raviolis recheados com espinafres, em alternativa aos aqui propostos.

Sem comentários:

Enviar um comentário