07/03/12

Bife da vazia grelhado, acompanhado com espetada de legumes

Bem… Este é o tal bife que tinha prometido chamar Bife à Paulo Alberto. Paulo, peço desculpa não ser do lombo, mas penso que com um bife da vazia também ficamos bem servidos. Para acompanhar o bife temperado com um molho de aromas variados, escolhi uma espetada de legumes, também ela grelhada. Espero que gostem desta combinação.

Ingredientes para 4 pessoas (tempo total da receita – aproximadamente 45 minutos):
            Bife:
4 bifes da vazia com um dedo de altura;
Sal q.b.
            Espetadas:
2 maçarocas de milho cozidas;
1 pimento vermelho;
4 cebolas;
1 courgette;
Manteiga e sal q.b.
            Molho:
2 ou 3 raminhos de tomilho-limão;
2 ou 3 raminhos de alecrim;
1 folha de louro;
1 dente de alho;
1 limão espremido;
Aproximadamente 150ml de azeite;
Orégãos, pimenta em grão, pimentão, noz-moscada e sal q.b.

Inicialmente deve ser preparado o molho: colocam-se num recipiente todos os ingredientes, à excepção do azeite (tanto as ervas como os alhos devem estar muito bem picados). De seguida, com o auxílio de um pilão, esmagam-se todos os elementos e envolvem-se muito bem. Por fim, coloca-se o azeite e volta-se a envolver todos os ingredientes. Deixa-se o molho marinar cerca de uma hora, enquanto se preparam os legumes e a carne.
Tanto o bife como as espetadas podem ser feitos num grelhador eléctrico, no entanto eu prefiro cozinhar a carvão. Se for utilizado o carvão, deve-se começar por acender o lume.
Enquanto o lume está a ser aceso preparam-se as espetadas, que vão a grelhar antes do bife, já que demoram mais tempo: começa-se por cortar cada uma das maçarocas em 4 partes, as cebolas em metades, a courgette às rodelas e o pimento em pedaço com o comprimento idêntico ao da cebola. De seguida introduzem-se os legumes na espetada com a seguinte ordem: milho, pimento, cebola, courgette, cebola, pimento e, por fim, o milho. A ordem, a quantidade e o tipo de legumes que se colocam na espetada depende do gosto de cada um. No entanto, deve-se referir que a última peça a ser colocada tem de permitir prender as restantes (a maçaroca de milho faz bem essa função), para que os legumes não saiam do espeto. Tempera-se com um pouco de sal e leva-se ao lume até grelharem. Enquanto as espetadas estão no lume, deve-se adicionar um pouco de manteiga à maçaroca.
Quando os legumes estiverem quase grelhados, temperam-se os bifes com sal e levam-se ao lume. O tempo na grelha depende do gosto de cada um.
Por fim, regam-se as espetadas e os bifes com um pouco do molho aromático referido anteriormente.
Sugestão:
Experimente acompanhar também com um pouco de esparguete de alho e piri-piri (vende-se nos supermercados e tem uma cor avermelhada).




Comida para solteiros:
A receita faz-se de forma idêntica. Para dose individual utilize um bife da vazia e faça apenas uma espetada de legumes. O molho pode ser feito em igual quantidade e reservado para outras utilizações.



3 comentários:

  1. Paulo Alberto07/03/12, 19:53

    Parece-me bastante apetitoso sem dúvida, sobretudo com bastantes ervas aromáticas e os legumes a acompanhar. Quanto a ser da vazia não tem problema nenhum, é uma peça igualmente boa ;) A ver se experimento o quanto antes.

    ResponderEliminar
  2. Ai o Paulo Alberto ganhou vida =) =P

    ****
    I.

    ResponderEliminar
  3. Andas a viver bem tu! Bifes da vazia com 1 dedo de altura

    ResponderEliminar