31/03/13

Arroz doce

A Páscoa é sinónimo de família à mesa a comer o cabrito e os inúmeros doces que enchem a mesa dos portugueses. Para recordar uma das sobremesas mais presentes nas nossas mesas, deixo aqui a receita de um arroz doce muito cremoso. Não tem amêndoas, é verdade, mas é uma boa sugestão para esta quadra. A todos, um boa Páscoa!


Ingredientes para 8 pessoas (tempo total da receita – 45 minutos):

250g de arroz carolino;
1,5l de leite;
500ml de água;
30g de margarina;
1 limão grande;
2 paus de canela;
300g de açúcar;
3 gemas de ovos;
Meia saqueta de pudim flan instantâneo (cerca de 3g);
1 pitada de sal;
Canela em pó q.b.

Inicialmente, coloca-se a água a ferver juntamente com o sal. Junta-se o arroz e a margarina e deixa-se cozer. Quando a água evaporar, adicionam-se os paus de canela, a raspa do limão e leite em quantidade suficiente para tapar o arroz. Vai-se adicionando o leite até o arroz cozer – se for necessário acrescenta-se mais um pouco de leite. Quando o arroz estiver cozido, retiram-se as raspas de limão e os paus de canela, acrescenta-se o açúcar e mexe-se tudo muito bem. Entretanto, num recipiente à parte, juntam-se as gemas, o pudim e uma colher de sopa de açúcar. A este preparado, adiciona-se (muito lentamente) uma concha do creme de leite (da cozedura do arroz) e vai-se mexendo para que o pudim possa cozer. Para finalizar, mistura-se este preparado com o arroz e deixa-se cozer por mais 4, 5 minutos. Retira-se do lume, coloca-se nos recipientes para servir e polvilha-se com canela.

4 comentários:

  1. Respostas
    1. Obrigado, Luísa. Apesar de já vir tarde, retribuo os votos de uma Páscoa cheia de felicidade. Se não der para este ano fica já para 2014.

      Beijinhos

      Eliminar
  2. Adrorei o seu blog, mas esta receita de arroz doce parece ser divinal.

    http://Thatcakesweet.blogspot.com

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado, Sandra. Tem de experimentar. O seu blog também já está aqui nas preferências. As coisas boas têm de ser consultadas...

      beijinhos

      Eliminar