24/03/13

Sopa de tomate

Continuam os dias de frio e de chuva e com isso lá se mantém a vontade de comer uma sopa bem quentinha. Desta vez a escolha passou por comprar uns tomates bem maduros e fazer esta maravilha, a lembrar o nosso Alentejo. Deixo aqui mais uma sugestão com a esperança de que chegue realmente a Primavera, para que entremos logo no Verão.


Ingredientes para 4 pessoas (tempo total da receita – 30 minutos):

5 tomates maduros;
1 cebola;
150g de abóbora;
3 dentes de alho;
600ml de água;
1 ovo;
1 raminho salsa;
Azeite, sal e pimenta q.b.

Refogam-se numa panela, com um pouco de azeite, os alhos fatiados e a cebola cortada em tiras. Depois, tempera-se o preparado com sal e pimenta, juntam-se os tomates pelados e a abóbora cortada em pequenos cubos e deixa-se cozinhar durante cerca de 10 minutos. Passado esse tempo acrescenta-se a água para acabar de cozer a abóbora. Seguidamente, tritura-se tudo e, em lume brando, deixa-se levantar fervura. Por fim, bate-se o ovo e adiciona-se à sopa, mexendo sempre com um garfo, para que o ovo se espalhe por todo o caldo. Depois de empratar, para dar um sabor mais fresco à sopa, polvilha-se com a salsa picada.

Sugestões:
Em vez de se mexer o ovo e espalhar por toda a sopa, poderá optar-se por escalfar 4 ovos e coloca-los individualmente em cada prato. 

4 comentários:

  1. Respostas
    1. Obrigado, Luísa. É do que precisamos nestes dias mais "tristes".

      Eliminar
  2. Olá Filipe,
    Tb concordo que chegue o verão bem depressinha.
    Que bela sopa e que cores fantásticas.
    kiss

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado, Susy! Espero bem que Abril seja o mês da verdadeira Primavera para podermos começar a fazer as saladas e tal...

      Beijinhos

      Eliminar