11/05/12

Lombinho de porco enrolado em espinafres, presunto e massa folhada, com molho de bife à Wellington  

O bife à Wellington é feito com carne de vaca. Como os lombinhos de porco são também bastante suculentos, esta é uma forma alternativa de fazer esta receita bem inglesa. Na sugestão que aqui deixo, em vez dos cogumelos presentes no prato original, utilizo espinafres, para dar um ar mais verde a este pitéu.


Ingredientes para 6 pessoas (tempo total da receita – aproximadamente 1 hora e 15 minutos):

            Bife:


3 lombinhos de porco;
150g de espinafres;
6 fatias de presunto;
400g de massa folhada;
3 colheres de chá de mostarda Dijon;
Azeite, sal, pimenta e orégãos q.b.


Inicialmente, numa frigideira com um pouco de azeite, sela-se a carne (fritar todas as partes da peça, para que não liberte sucos), previamente temperada com sal e pimenta. Retira-se e deixa-se arrefecer. Entretanto, colocam-se os espinafres numa frigideira com um pouco de azeite e deixa-se cozinhar para perderem água. Retiram-se os espinafres da frigideira e colocam-se num passador para libertar a maior quantidade de água possível. De seguida, estendem-se as fatias de presunto (agrupadas duas a duas) em cima da bancada da cozinha. Depois, espalham-se os espinafres em cima do presunto, colocam-se os lombinhos (um por cada grupo de fatias de presunto), previamente barrados com a mostarda, e enrolam-se as fatias de presunto à volta da carne. De seguida, enrola-se tudo em película aderente e leva-se ao frigorífico cerca de 30 minutos. Entretanto, estica-se a massa em cima da bancada da cozinha e divide-se em 3 partes iguais. Para finalizar, enrolam-se os bifes, já sem a película aderente, em massa folhada, pincela-se tudo com um pouco de azeite e polvilha-se com orégãos. Leva-se ao forno a 200ºC durante cerca de 20 minutos (até a massa folhada ficar dourada).

             Molho:
75g de margarina;
2 cebolas pequenas;
2 dentes de alho;
1 folha de louro;
100ml de vinho do porto;
100ml de vinho tinto;
40ml de vinagre balsâmico;
200ml de natas.


Enquanto os bifes estão no frigorífico, pode-se ir fazendo o molho. Para tal, coloca-se a margarina, as cebolas cortadas em tiras, os alhos fatiados e o louro numa frigideira e deixa-se fritar um pouco. Depois, adicionam-se os vinhos e o vinagre e reduz-se tudo. Tritura-se tudo muito bem e, por fim, adicionam-se as natas para cozerem um pouco. A espessura do molho pode ser retificada com um pouco de leite.


Sugestão:
Para acompanhar sugiro um arroz de espinafres.

Sem comentários:

Enviar um comentário