25/05/12

Bife de pimenta com molho de natas e vinho do Porto, acompanhado com espetada de fruta e camarões

A pimenta e a carne são uma combinação bem antiga e que fica sempre bem e que já originou inúmeras receitas. Deixo aqui um sabor parecido com o tradicional bife à pimenta que, acompanhado com uns camarões e um misto de frutas, é uma refeição bastante agradável e que pode servir de base, por exemplo, a um jantar especial.


Ingredientes para 2 pessoas (tempo total da receita – 30 minutos):
2 bifes da vazia com 1 dedo de altura;
1 colher de sopa de pimenta em grão;
3 colheres de sopa de vinho do Porto;
200ml de natas light;
10 camarões de tamanho médio;
Sal, margarina e fruta q.b.

Começa-se por fritar os camarões. Para tal, coloca-se um pouco de margarina numa frigideira e, quando estiver derretida, adicionam-se os camarões (previamente temperados com sal) para fritar – estão fritos quando ficarem alaranjados. Enquanto os camarões estão ao lume, esmagam-se os grãos de pimenta e colocam-se espalhados num prato. De seguida, temperam-se os bifes com sal e passam-se na pimenta (ficam tipo bifes panados com pimenta). Grelham-se os bifes (o tempo na grelha depende do gosto de cada um) e reservam-se. Entretanto, numa frigideira, coloca-se um pouco de margarina a derreter e, depois, adiciona-se o vinho do Porto. Quando este estiver reduzido, juntam-se as natas e deixa-se cozinhar um pouco até o molho ficar cremoso (cerca de 4, 5 minutos).
Para servir coloca-se o bife e o molho por cima. Acompanha-se com uma espetada de fruta e outra de camarões.
 
Sugestão:
Acompanhe a receita com umas batatas assadas no forno com alecrim.
 
Comida para solteiros:
Para uma dose individual deve seguir a mesma receita, utilizando as seguintes quantidades:
1 bife da vazia, meia colher de pimenta em grão e 5 camarões médios.
O molho para o bife pode fazer em igual quantidade (3 colheres de vinho do Porto e 200ml de natas) e guardar no frigorífico o que não usar, para uma posterior utilização.

Sem comentários:

Enviar um comentário