18/04/12

Bacalhau à Gomes de Sá

No mês do bacalhau, mais um prato com o nosso fiel amigo. Criado por José Luís Gomes de Sá, cozinheiro, durante o início do séc. XX, do restaurante Lisbonense, situado no Porto, o bacalhau à Gomes de Sá é um dos pratos mais consumidos em Portugal, principalmente na região Norte. Devido à sua importância na gastronomia nacional, foi um dos candidatos finalistas às 7 Maravilhas da Gastronomia Portuguesa. Fica aqui a receita original deste prato bem português.




Ingredientes para 6 pessoas (tempo total da receita – 1h15 mais o tempo de marinar o bacalhau):

5 postas de bacalhau (não necessitam de ser postas grandes. Este prato pode ser feito com postas mais pequenas, com um bacalhau menos generoso);
7 ovos;
1,2l de leite;
9 batatas médias;
5 cebolas médias;
7 dentes de alho;
3 folhas de louro;
350g de azeitonas pretas;
1 molho de salsa;
Azeite, sal, pimenta q.b.



Começa-se por escalfar o bacalhau. Para tal, coloca-se água ao lume e quando estiver a ferver, colocam-se as postas de bacalhau dentro do tacho. Depois de levantar novamente fervura, apaga-se o lume de imediato. Tapa-se o tacho e deixa-se o bacalhau dentro de água durante 15 minutos. Entretanto, poem-se o leite ao lume num outro tacho (com tamanho suficiente para que caibam as postas de bacalhau) até ficar morno. Passados os 15 minutos, retira-se o bacalhau do tacho e coloca-se dentro do tacho com o leite morno. Deixa-se o bacalhau a marinar (fora de lume!) cerca de duas horas.

Enquanto o bacalhau está a marinar, pode-se ir adiantando o restante da receita. Começa-se por cozer as batatas com pele, bem como os ovos. Entretanto, descansam-se as cebolas e o alho. Num tacho grande, colocam-se as cebolas cortadas em rodelas, os dentes de alho fatiados, as folhas de louro e rega-se generosamente com azeite. Tempera-se com pimenta e deixa-se refogar um pouco. De seguida, adiciona-se o bacalhau e as batatas já cozidas e cortadas em pedaços. Deixa-se fritar mais um pouco (em lume brando) e adiciona-se a salsa, 5 ovos cortados em fatias e as azeitonas (sem caroço). Retificam-se os temperos com sal e pimenta, envolve-se tudo muito bem e deixa-se em lume baixo por mais 5 minutos. Para finalizar, retira-se o bacalhau do tacho e espalha-se num tabuleiro de barro para ir ao forno até alourar (cerca de 10, 15 minutos).



Sugestão:
Para decorar o tabuleiro utilize os ovos fatiados e algumas azeitonas inteiras.

Sem comentários:

Enviar um comentário