16/09/12

Pataniscas de legumes com molho de iogurte com ervas e pepino


Com a falta de bacalhau surgiu a ideia de fazer umas pataniscas diferentes. Assim, pensei que umas pataniscas de legumes fossem uma solução agradável para se levar para um picnic internacional que tive aqui na Alemanha. Juntei vários legumes, fiz as pataniscas, e acompanhei com um molho de iogurte regado com ervas e pepino. Ficou uma refeição muito fresca e saborosa. 



Ingredientes para cerca de 25 pataniscas (tempo total da receita – 10 minutos mais o tempo para fritar):

            Pataniscas de legumes:
200g de farinha;
175ml de leite;
2 ovos;
600g de mistura de legumes (utilizei milho, pimento, azeitonas, rabanetes e alho francês);
1 raminho de salsa;
Sal q.b.
Picam-se todos os legumes (devem ficar aproximadamente com o tamanho de um grão de milho) e reservam-se. Entretanto, coloca-se uma frigideira com óleo para fritar as pataniscas ao lume. Num recipiente junta-se a farinha peneirada, os 2 ovos batidos, o sal, o leite, a salsa e os legumes e mexe-se tudo muito bem. Quando o óleo da frigideira estiver bem quente, enchem-se umas colheres de sopa com a mistura e deitam-se dentro do óleo. Quando as pataniscas estiverem douradas retiram-se do óleo e colocam-se em cima de um recipiente forrado com papel absorvente, para que o excesso de óleo seja absorvido pelo papel. Repete-se este procedimento até esgotar toda a massa.

Molho de iogurte:
1 iogurte natural;
1 dente de alho;
1 fatia grande de pepino (cerca de 3, 4 dedos de largura);
Mistura de ervas (menta, manjericão, orégãos e salsa);
Sal, açúcar e pimenta q.b.

Coloca-se o dente de alho, o pepino e a mistura de ervas numa trituradora e tritura-se tudo muito bem. A essa mistura junta-se o iogurte natural e mexe-se tudo. Tempera-se a gosto com o sal, o açúcar e a pimenta e o molho fica pronto a ser utilizado.


Comida para solteiros:
As pataniscas também podem ser feitas para uma dose individual. Para tal devem ser utilizadas as seguintes quantidades: 75g de farinha, 75ml de leite, 1 ovo e 200g de legumes. A forma de preparação é igual à que foi descrita em cima.

1 comentário: