13/09/12

Frango com molho verde no forno acompanhado de risoto de farinheira e alho francês


Uma farinheira no frigorífico e uns alhos franceses comprados no mercado originou a vontade de fazer este risoto. Para acompanhar utilizei umas pernas de frango que as temperei com um molho verde antes de as levar ao forno (já que não deu para as grelhar). No final ficou uma boa combinação que vos convido a provar.




Ingredientes para 8 pessoas (tempo total da receita – 1 hora e 20 minutos):

8 pernas de frango (perna mais coxa);
600g de arroz para risoto;
1 farinheira grande;
1 alho francês;
2 tomates;
1 cebola grande;
10 dentes de alho;
200ml de vinho branco;
1 colher de sobremesa de queijo creme;
200ml de cerveja;
Sumo de 1 limão;
1 ramo de salsa;
Mistura de ervas (utilizei rosmaninho, tomilho e orégãos);
10 grãos de pimenta
Azeite e sal q.b.

Começa-se por temperar o frango: num tabuleiro próprio para forno colocam-se os pedaços do frango, bem como 5 dentes de alho fatiados, a cerveja e um pouco de azeite e sal. Na trituradora junta-se a mistura de ervas com os grãos de pimenta, um pedaço do ramo de salsa (cerca de 1/4) e 3 folhas do alho francês. Tritura-se tudo e envolve-se muito bem com o frango. Coloca-se o tabuleiro no forno previamente aquecido a 220ºC e deixa-se cozinhar até o frango ficar dourado – deverá remexer o frango de vez em quando para que ele asse de forma mais uniforme.
Com o frango ao lume é altura de preparar o risoto: Antes de se começar a fazer o arroz, deve-se tratar do caldo. Para isso coloca-se um tacho ao lume com água, 2 folhas de alho francês, 2 dentes de alho e um pouco de salsa. Quando o lume levantar fervura junta-se a farinheira e deixa-se cozer durante cerca de 7, 8 minutos – este caldo deverá ser reservado, uma vez que será utilizado posteriormente para se fazer o risoto. Enquanto o caldo está ao lume, coloca-se num tacho largo a cebola e 3 dentes de alho picados, bem com um pouco de azeite. Deixa-se o azeite começar a ferver, tempera-se com um pouco de sal e juntam-se os dois tomates picados e sem pele. Deixa-se cozinhar um pouco e, de seguida, acrescenta-se o arroz. Vai-se mexendo muito bem até o arroz ficar translúcido. Depois, acrescenta-se o vinho e o restante do alho francês (cortado às rodelas) e deixa-se reduzir o álcool. Seguidamente, adicionam-se umas colheres de caldo até o arroz ficar coberto. Deixa-se ao lume e vai-se acrescentando caldo à medida que o arroz vá ficando mais seco – o risoto deverá ser mexido de vez em quando. Quando o arroz estiver praticamente cozido, rectificam-se os temperos e junta-se o queijo creme e metade da farinheira (sem pele e cortada aos pedaços). Para finalizar, já com o arroz cozido e fora do lume, adiciona-se o restante da farinheira e a salsa picada.
Antes de se servir o frango deverá ser regado com o sumo de limão.

Sugestão:
Sugiro se grelhe o frango em vez de o colocar no forno. É uma opção também bastante saborosa.

Sem comentários:

Enviar um comentário