11/09/12

Flammkuchen: três salgados e um doce


Também conhecido como Tarte Flambée, o Flammkuchen é um prato originário da região da Alsácia, uma província francesa situada perto das fronteiras alemãs e suíças. O Flammkuchen é bastante semelhante a uma pizza, no entanto, em vez da tradicional pasta de tomate, esta tarte tem como base o queijo creme.  Difere também no facto de a massa ser bastante mais fina do que uma pizza normal. Deixo assim a sugestão de três Flammkuchen doces e um salgado, para que possam experimentar este manjar muito consumido na Alemanha, principalmente nas feiras de rua. 



Massa para 4 Flammkuchens – 4 pessoas (Tempo total da receita – 5 minutos mais o tempo que a massa necessita de “descansar” e mais o tempo de forno):

Já que gosto de pizzas de massa fina, aproveitei a receita que tinha aqui no blog (ver a receita de pizza com tomate, cogumelos e salsichas frescas) e usei a massa que costumo utilizar para as pizzas. Importa ainda referir que a espessura da massa dos Flammkuchens não deve ser superior a 2mm. Depois desta estar pronta é só colocar os ingredientes por cima e levá-la ao forno (cerca de 7, 8 minutos a cerca de 220ºC - até a massa ficar dourada).

Bacon, cebola e cogumelos:
75g de bacon;
1 cebola pequena;
50g de cogumelos laminados;
Aproximadamente 30g de queijo creme.

Barra-se a massa do Flammkuchen com o queijo creme. De seguida, pica-se a cebola e o bacon e espalham-se por cima da massa. Juntam-se os cogumelos e leva-se ao forno.

Pimento, tomate, cogumelos e bacon:
 50g de bacon;
50g de cogumelos laminados;
1 tomate pequeno;
1/4 de pimento verde;
Aproximadamente 30g de queijo creme.

Pica-se o tomate e o pimento e procede-se de igual forma relativamente ao Flammkuchen anterior.

Tomate, mozarela, orégãos e manjericão:
 1 tomate;
1 mozarela de búfala;
Orégãos, manjericão, sal, azeite e vinagre balsâmico q.b.;
Aproximadamente 30g de queijo creme.

Tritura-se muito bem o tomate (até ficar um género de polpa) e reserva-se. Entretanto, barra-se a massa com o queijo creme e deita-se o tomate por cima. Leva-se ao forno até a massa ficar pronta. Retira-se do forno e coloca-se a mozarela fatiada por cima, bem como os orégãos e o manjericão. Tempera-se com um pouco de sal, azeite e vinagre balsâmico e fica pronto a servir.

Maçã ácida, canela e açúcar:
1 maçã ácida;
Cerca de 100g da mistura de açúcar e canela;
Aproximadamente 30g de queijo creme.

Descasca-se a maçã, corta-se em fatias fininhas, tempera-se com um pouco da mistura de canela e açúcar e reserva-se. Entretanto, barra-se a massa com o queijo creme e, por cima, deita-se mais um pouco da mistura. Dispõem-se as fatias de maçã pela massa e, para finalizar, coloca-se a última camada de açúcar e canela, levando ao forno de seguida.

Sugestão:

Os Flammkuchens, bem como as pizzas, podem ser feitos com os ingredientes que quisermos. O original é feito com bacon e cebola, mas sugiro que se experimente vários ingredientes para se perceber qual o que mais agrada.

Sem comentários:

Enviar um comentário