04/10/12

Salada quente de bacalhau no forno


Como se diz, o bacalhau dá para comer de 1001 maneiras. E como se diz também, qualquer uma dessas maneiras são sempre bem. Para mim bacalhau com cebola é sinónimo de coisa boa. Assim, deixo aqui uma salada quente de bacalhau com cebola, pimentos, alho francês e salsa. 



Ingredientes para 8 pessoas (tempo total da receita – 1 hora):
6 postas de bacalhau;
1 pimento vermelho;
3 cebolas;
Meio alho francês;
8 dentes de alho;
1 ramo de salsa;
Azeite e pimenta q.b.

Começa-se por cozer o bacalhau. Entretanto, picam-se os alhos, cortam-se as cebolas, o alho francês e o pimento em tiras e deitam-se num tabuleiro de forno bem regados com azeite e temperados com pimenta. De seguida, coloca-se o tabuleiro no forno pré-aquecido a 200ºC, durante cerca de 20 minutos. Enquanto o tabuleiro está no forno desfia-se o bacalhau já cozido. Para finalizar, retira-se o tabuleiro do forno, envolve-se o bacalhau ao preparado e rega-se novamente com um pouco de azeite. Volta-se a meter o tabuleiro no forno durante mais 5 minutos. Para finalizar, retira-se o tabuleiro (o azeite deve estar a ferver), junta-se a salsa picada e envolve-se tudo muito bem.

Sugestão:
Para acompanhar sugiro umas batatas a murro e uns brócolos cozidos.

Comida para solteiros:
Para uma dose individual faz-se o mesmo procedimento com as seguintes quantidades: 1 posta de bacalhau, 1/4 de pimento vermelho, 1 cebola pequena, 1 pedaço de alho francês, 1 dente de alho e salsa q.b.

Sem comentários:

Enviar um comentário