12/07/12

Tacos de frango e legumes com guacamole de tomate e salsa

Os tacos são, provavelmente, a comida mais conhecida de todo o México, sendo consumidos em todos os restaurantes mexicanos. Em conversa com um colega de curso que veio da Cidade do México disse-lhe que pretendia fazer qualquer coisa mexicana para o jantar. Falou-me logo dos tacos de frango que são os mais tradicionais e são muito simples de fazer. Peguei na receita que me deu e ao guacamole juntei um pouco de salsa e tomate, que creio terem combinado na perfeição. Gracias Julio!


Ingredientes para 10 tacos (tempo total da receita – 30 minutos):
 
            Tacos:
10 tortilhas para tacos;
500g de peitos de frango;
1 pimento (coloquei metade de um vermelho e metade de um verde);
3 cebolas médias;
3 dentes de alho;
Sal e azeite q.b.

            Guacamole:
1 abacate;
1 tomate;
Meio pimento vermelho;
1 cebola média;
1 limão e meio;
Malagueta a gosto;
Sal e salsa q.b.

Começa-se por preparar o guacamole: abre-se o abacate, retira-se o caroço e raspa-se todo o interior para dentro da trituradora. Tritura-se tudo muito bem e reserva-se. Depois, faz-se o mesmo com o tomate e de seguida com o pimento e com a malagueta e a cebola. Envolve-se tudo muito bem e tempera-se com sal e com o sumo de limão. Junta-se a salsa picada ao preparado e volta-se a envolver tudo muito bem. Retificam-se os temperos e reserva-se. Entretanto, colocam-se duas frigideiras ao lume com um pouco de azeite. Quando o azeite começar a aquecer, deita-se o frango em fatias e os alhos picados numa frigideira e o pimento (cortado em fatias) na outra. Tempera-se tudo com sal e deixa-se cozinhar durante cerca de 7, 8 minutos. Seguidamente, junta-se a cebola, em fatias, aos pimentos e deixa-se cozinhar mais uns minutos (a cebola não deve ficar muito cozinhada). Enquanto o frango e os legumes estão ao lume, aquecem-se as tortilhas no forno (10 minutos a 180ºC). Para servir coloca-se uma tortilha num prato e por cima o frango e os legumes “regados” com um pouco de guacamole.

Sugestão:
Para acompanhar sugiro umas margaritas de morango. Não são as originais (de limão), mas são as companheiras ideias para uma refeição bem Mariachi.

Sem comentários:

Enviar um comentário