28/07/12

Cogumelos e batatas gratinados em 3 queijos e manjericão  

Uns cogumelos por fazer e uns queijos no frigorífico deram força a esta ideia. Juntei algumas batatas, uns bons dentes de alho e umas folhas de manjericão e fiz um acompanhamento bastante “comestível” para o jantar de Sexta, que foi baseado em carne grelhada. Aqui fica mais uma sugestão fácil e ideal para gastar o que está no frigorífico.




Ingredientes para 6 pessoas (tempo total da receita – 10 minutos mais o tempo de forno):

250g de cogumelos (utilizei uma mistura de brancos e escuros);
4 batatas grandes;
8 dentes de alho;
1 ramo de manjericão;
150g de mistura de queijos (utilizei goda, grana padano e mozarela);
Azeite, sal e pimenta moída q.b.

Liga-se o forno para pré-aquecer a 200ºC. Cortam-se os dentes de alho em fatias e deitam-se dentro de um tabuleiro de forno. Faz-se o mesmo com as batatas (rodelas fininhas) e com o azeite, o sal e a pimenta. Envolve-se tudo muito bem e coloca-se o tabuleiro no forno. Entretanto, lavam-se os cogumelos e cortam-se em quatro partes. Aguarda-se mais uns 10 minutos e retira-se o tabuleiro do forno. Adicionam-se os cogumelos e volta-se a envolver tudo muito bem. Leva-se, mais uma vez, o tabuleiro ao forno e deixa-se assar as batatas e os cogumelos, o que deverá demorar cerca de 15, 20 minutos (o ideal é ir vendo se as batatas estão assadas). Enquanto o tabuleiro está no forno, colocam-se as folhas de manjericão e os queijos no triturador e tritura-se tudo muito bem. Quando as batatas estiverem praticamente prontas, retira-se o tabuleiro do forno, polvilha-se com os queijos e o manjericão e leva-se novamente ao forno só para gratinar o queijo, o que deverá levar cerca de 5 minutos.


Comida para solteiros:
Para doses individuais pode-se fazer o mesmo procedimento utilizando as seguintes quantidades: 100g de cogumelos; 1 batata; 2 dentes de alho; 1 ramo pequeno de manjericão; 50g de queijo.

Sem comentários:

Enviar um comentário