04/07/12

Esparguete rico com molho de ervas e iogurte


Existem inúmeras formas de reaproveitar comida e este esparguete é uma delas. Como não gosto nada de estragar comida, acho que se deve guardar o que se puder no frigorífico para comer nas refeições seguintes. O problema de comer os “restos” é a falta de vontade de repetir um prato num curto espaço de tempo. Neste sentido, creio que a reinvenção é a melhor solução para gastar o que está guardado no frio.




Ingredientes para 4 pessoas (tempo total da receita – 30 minutos):
 
Esparguete para 4 pessoas já cozido;
2 peitos de frango já cozinhados (ou outra carne em quantidade equivalente);
100g de bacon;
1 pimento vermelho;
10 azeitonas (usei verdes e pretas);
6 dentes de alho;
100ml de vinho branco;
1 iogurte natural;
1 colher de sopa de queijo mascarpone;
100ml de leite;
Mistura de cheiros (utilizei salsa, coentros, cebolinho e orégãos);
Azeite e sal q.b.

Numa wok (ou numa frigideira grande e antiaderente) colocam-se os alhos picados e um pouco de azeite. Quando o azeite começar a ferver, junta-se o bacon em pedaços. Deixa-se ao lume cerca de 7, 8 minutos e acrescentam-se os pimentos, mexendo-se bem durante mais 5 minutos. Seguidamente, tempera-se com um pouco de sal (pouco, porque o bacon já é salgado e a carne e o esparguete já estão temperados) e acrescenta-se o vinho branco. Reduz-se o vinho e adiciona-se a carne e as azeitonas, cozinhando durante mais 5 minutos. Coloca-se o esparguete dentro da wok, envolve-se tudo muito bem e deixa-se em lume brando. Entretanto, junta-se o iogurte, o queijo, o leite e as ervas picadas num recipiente e mexe-se tudo. Deita-se o preparado dentro da wok, retificam-se os temperos e deixa-se cozinhar (cerca de 7 minutos). Apaga-se o lume e o esparguete fica pronto a servir.

Nota:
Como base podem-se utilizar outros ingredientes, como por exemplo os cogumelos ou ovos. O peixe, em vez da carne (lulas, por exemplo), é também uma boa opção.

Comida para solteiros:
Esta receita pode ser feita para uma dose individual utilizando as seguintes quantidades: esparguete para 1 pessoa, 1 peito de frango, 50g de bacon (opcional), meio pimento, 3 ou 4 azeitonas, 2 dentes de alho, 50ml de vinho branco, meio iogurte natural, uma colher de sobremesa de queijo mascarpone (não muito cheia) e 30ml de leite.



Sem comentários:

Enviar um comentário