25/01/13

Bolo mármore de laranja e chocolate

Uma das combinações que mais aprecio é a de laranja com chocolate. Por isso decidi fazer um mármore onde fossem combinados estes dois sabores. Para tal, preparei duas meias receitas de bolo, uma de laranja e outra de chocolate e juntei-as numa só forma. Ficou este mármore que funciona muito bem.


Ingredientes para 8 pessoas (tempo total da receita – 20 minutos mais o tempo de forno):

            Laranja:
75g de manteiga;
125g de açúcar;
2 ovos;
125g de farinha;
1 colher de chá de fermento em pó;
Sumo e raspa de 1 laranja grande ou 2 pequenas.

Junta-se a manteiga derretida com o açúcar até se obter uma mistura cremosa (os grãos de açúcar não se devem sentir). Seguidamente, vão-se adicionando os ovos um a um, mexendo sempre muito bem. Depois, envolve-se a farinha e o fermento, previamente peneirados e, por fim, junta-se o sumo e a raspa de laranja. Mistura-se tudo muito bem e reserva-se.

            Chocolate:
70g de chocolate em pó;
150g de açúcar;
150g de farinha;
125ml de leite;
100ml de óleo;
2 ovos;
1 colher de chá de fermento em pó.

Juntam-se os ovos com o açúcar e envolve-se tudo muito bem até se obter uma mistura alaranjada e cremosa. Seguidamente, adiciona-se a farinha, o chocolate e o fermento peneirados e, por fim, acrescenta-se o leite e o óleo. Mistura-se tudo muito bem e reserva-se.

Para fazer o bolo mármore unta-se uma forma com margarina e farinha e de seguida verte-se a massa de chocolate. Depois, deita-se a massa de laranja, tendo o cuidado de a espalhar por cima de toda a mistura de chocolate. Leva-se ao forno, previamente aquecido a 180ºC, até o bolo estar cozido, o que deve levar cerca de 35 minutos – o melhor é verificar-se com um palito se o mármore está pronto ou não.

1 comentário:

  1. Gostei da ideia, vou experimentar! Eu não sou apreciadora de bolo de chocolate,mas gosto muito de bolo de laranja e essa mistura deve ficar muito agradável!

    ResponderEliminar