02/04/13

Amêndoas estaladiças


Na verdade, a Páscoa já lá vai, mas acho que não há data para comer amêndoas. Contudo, a sugestão que aqui apresento é parecida com as típicas amêndoas pascais, aquelas cobertas com açúcar com um jeito meio “tosco”, inspiradas nas que, tipicamente, são comidas na Alemanha. Sempre foram as minhas amêndoas preferidas, apesar de achar que cada vez mais são feitas com açúcar em excesso. Por essa razão decidi confeccionar as minhas próprias amêndoas estaladiças, com doses de açúcar menos generosas.


Ingredientes para cerca de 750g de amêndoas (tempo total da receita – 45 minutos):

400g de amêndoas inteiras;
2 paus de canela;
250g de açúcar,
50g de chocolate negro;
300ml de água.


Liga-se o forno para o pré-aquecimento a 220ºC. Entretanto, junta-se num tacho o açúcar, a água e os paus de canela e coloca-se ao lume até ao ponto de fio. Enquanto a calda está ao lume, torram-se ligeiramente as amêndoas no forno, processo que deve durar cerca de 15, 20 minutos. Quando o açúcar estiver pronto, retiram-se os paus de canela e juntam-se as amêndoas e o chocolate ralado. Envolve-se tudo muito bem e deixa-se cozinhar em lume brando durante cerca de 5, 10 minutos, até que todas as amêndoas fiquem envolvidas em toda a calda. Passado este tempo, retiram-se as amêndoas do tacho e espalham-se por cima da pedra da cozinha para secarem – devem separar-se com uma faca para que sequem em separado.

6 comentários:

  1. Respostas
    1. Obrigado, Luísa! Espero que as experimentes em casa...

      Beijinhos

      Eliminar
  2. Com esses sabores só podem ter ficado uma delícia!
    Beijinhos
    http://sudelicia.blogspot.pt

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. E ficaram, Susana. Acima de tudo, muito estaladiças. Agora é a tua vez de experimentar.

      Beijinhos

      Eliminar
  3. Afinal já era seguidora do blog, são tantos que já me perco.....
    Estas amêndoas são muito boas, onde moro Santo António das Areias, há uma fábrica de amêndoas (EBRO), confeccionam umas amêndoas muito parecidas a estas, o dia que estão a fazer esta amêndoa, é um cheirinho doce por toda a aldeia.....é tão bom......
    bjs

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pois, comigo passou-se o mesmo: também já era seguidor das suas receitas. É o que dá andarmos sempre a pesquisar por coisas novas. Adoro esses cheiros que caracterizam os lugares e nos fazem recordar certas sensações. A ver se experimento umas amêndoas da EBRO.

      Beijinhos

      Eliminar